Perto de mim:





Compartilhe Como empreender em momentos de crise? Descubra agora mesmo! no whatsapp

Como empreender em momentos de crise? Descubra agora mesmo!

Blog

Tivemos em 2018 um aumento recorde na taxa de desemprego no Brasil. Pelos dados oficiais do IBGE, a quantidade de desempregados em março de 2018 chegou ao número de 13 milhões de pessoas. Para aqueles que perderam o emprego ou estão atrás de uma renda extra, uma opção é empreender, criar seu próprio negócio!


Pensando em te ajudar nessa situação, preparamos este post com dicas e sugestões de atividades que podem ser realizadas para gerar renda ou até mesmo ter uma renda extra e contar com mais tranquilidade no seu dia-a-dia. Acompanhe!


Como empreender na internet


Conseguimos estudar qualquer assunto de nosso interesse pela internet, não é mesmo? Trabalhar não seria diferente, afinal, a internet favorece e incentiva trabalhos remotos, criou nômades digitais (pessoas que podem trabalhar de praticamente qualquer lugar) e possibilita que você preste serviços para pessoas do mundo inteiro: Veja algumas opções de profissões que pode seguir  pela internet:


Freelas


Os “freelancers”, como são conhecidos os profissionais que atuam de forma independente, têm a oportunidade de oferecer seus serviços em diversos canais de comunicação (sites próprios redes sociais) e plataformas direcionadas a esse público, por exemplo.


REDATORES


Como freelancer você pode ser contratado por diversas empresas de marketing, por exemplo, para atuar de forma independente, redigindo textos no formato que eles sugerirem, realizando pesquisas e elaborando conteúdos, geralmente, o pagamento é realizado por texto escrito. Algumas plataformas que oferecem esse tipo de serviço são: Freelancer, 99Freelas, Workana, dentre várias outras.


VIAJANTES


Se você gosta muito de viajar e já teve a oportunidade de conhecer diversos lugares do mundo, há plataformas na internet que pagam por seu conteúdo também, se você tem o domínio de outros idiomas, melhor ainda, porque assim, suas chances são bem maiores, você poderá submeter seus artigos e serviços em plataformas do mundo inteiro.


PROFISSIONAIS DA TECNOLOGIA


Já se você for programador, poderá criar sites para outras pessoas, pensar em aplicativos e desenvolver, pensando em maneiras de monetizar com parcerias ou até mesmo realizar a venda desta tecnologia para alguma empresa ou startup que teria interesse.


Utilizando suas Habilidades e Conhecimentos


ENSINO


Você também pode ser professor/professora à distância, por exemplo, criando uma conta no Skype ou até mesmo realizar Hangout pelo Google para oferecer aulas a alunos de diversos lugares. Ensinando a esses alunos um novo idioma ou até mesmo oferecendo aulas como reforço a matérias que o aluno estude na escola ou Universidade.


CONSERTOS DE DIVERSOS OBJETOS


Caso você tenha experiência em trabalhar com objetos eletrônicos ou elétricos, por exemplo, há a possibilidade de você realizar pequenos reparos em residências, em chuveiros, você pode consertar fogões de empresas e residências, consertar roupas com pequenos defeitos ou necessidade de ajustes.


E-commerce


Muitas empresas migraram do físico para o virtual, você já percebeu? Ou, se não extinguiram suas lojas físicas, ainda assim, estão em atividade muito frequente na rede. Você pode vender objetos que não utiliza mais em plataformas como o Mercado Livre e o Enjoei.


Você mesmo também pode criar sua própria plataforma (site, instagram, qual achar que tem mais apelo ao seu público alvo) e vender objetos de produção própria, garimpos em brechós, bordados que você fez, artes que você produz, estampas que você cria,  semi-jóias que você produz ou executa revenda.


Fora da internet, mas nem tanto


Você pode atrelar o ambiente virtual para empreender e vender seus produtos, otimizando suas vendas. Por exemplo, você sabe cozinhar muito bem, ama fazer doces, bolos, você pode ser contratado/contratada para oferecer esse serviço a empresas (coffee break), por exemplo.




Você pode organizar um grupo de pessoas para produzir em conjunto em uma cozinha comunitária, como um coworking da culinária, em alguns lugares do Brasil isso já existe, é possível e compensa muito!



Agora que você entrou em contato com diversas ideias é só escolher as que melhor se enquadram em seu perfil e colocar em prática! Boa sorte e ótimo trabalho!