Descubra como conseguir um emprego sem ter experiência



Conquistar um emprego hoje em dia não é tarefa fácil. É preciso persistência e desenvoltura. Quem está procurando o primeiro emprego sem ter experiência pode encontrar ainda mais dificuldade. Com a grande quantidade de candidatos para cada vaga, é importante conseguir se destacar de alguma maneira.



Se você ainda não tem a tão exigida experiência no seu currículo, continue a leitura do texto e descubra algumas dicas para chamar a atenção do recrutador e se destacar mesmo no primeiro emprego.


Conseguindo um emprego sem ter experiência


Todo jovem que busca seu primeiro emprego encontra um dilema: como conseguir uma vaga que exige experiência se ninguém te dá a chance de adquirir esse conhecimento? E é aí que está o problema, você vai precisar mostrar sua capacidade de jeito ou de outro.


Apresente suas habilidades


Se a vaga que você almeja exige alguma experiência, mostre seu conhecimento de outra forma, tanto no currículo quanto na hora da entrevista presencial. Vale contar sobre seus seminários na faculdade, algum evento que organizou na igreja ou o trabalho voluntário que já realizou.


Trabalho voluntário, aliás, além de fazer bem para o próximo e para si mesmo, pode te ajudar a conseguir um emprego sem ter experiência. Que tal aproveitar seu tempo ocioso enquanto não consegue um emprego para se voluntariar? Com certeza perto da sua casa tem alguma ONG que precisa de ajuda.


Trabalhe para si mesmo


Tire da gaveta os seus planos pessoais e aproveite esse momento para desenvolvê-los, principalmente se estiverem relacionados com a área em que você pretende atuar. Pode ser uma série de vídeos para a Internet, um blog com resenhas literárias ou praticar receitas na cozinha. E se o resultado for bacana você ainda pode usar como portfólio.


Estude bastante


Hoje em dia é fácil encontrar conteúdo gratuito e de qualidade na Internet, basta ter dedicação e vontade de aprender. Ter nível avançado no inglês, por exemplo, pode fazer com que você se destaque na próxima entrevista. E não se esqueça de colocar todas as novas conquistas no seu currículo!


Seja humilde


Para conseguir experiência e construir a carreira com que sonha, talvez seja preciso começar por baixo, em uma vaga que não é exatamente a que você quer. Se a empresa em questão pode te oferecer aprendizado e um plano de carreira, seja humilde, aceite a vaga mesmo assim e trabalhe bastante para crescer e mostrar seu valor.


Aprimore seu currículo


Um bom currículo é indispensável para quem busca emprego, isso todos nós sabemos. Mas nem todo mundo já parou para pensar que esse é o primeiro contato do empregador com você. Para conseguir um emprego sem experiência você precisa caprichar! Faça um currículo atrativo.


Escolha um layout simples e bonito, escreva de forma organizada e revise toda a ortografia e a gramática. Fale sobre si mesmo de forma coesa e mostre o que você pode acrescentar à empresa. Em hipótese alguma use trechos copiados da Internet — pode ter certeza que os recrutadores já leram de tudo.


Se você optou por usar também redes sociais profissionais, não se esqueça de usar palavras-chave que podem te ajudar a ser encontrado. Ainda que não tenha experiência para incluir na ficha, adicione termos que demonstrem suas outras habilidades, como criatividade e proatividade.


Procure pelas vagas certas


Além da experiência, o recrutador vai procurar o candidato que mais se encaixa na filosofia da empresa. Então, não adianta aplicar para a uma vaga ou uma empresa que não tenha nada a ver com seu perfil. Tenha em mente onde você quer trabalhar e se candidate às vagas certas.


Prepare-se para a entrevista


A entrevista é a hora da verdade. É ali que o recrutador vai realmente te conhecer e procurar entender se você é o candidato ideal para a oportunidade. Estude antes sobre a empresa e a vaga e vá preparado.


Deixe claro quais as suas intenções. Mostre o que você pode oferecer a empresa. Mas lembre-se: nada de discurso genérico ou ensaiado, aja com naturalidade, demonstre que está seguro. Fale com calma, mantenha a postura e inspire confiança. Não se esqueça também de ir com roupas adequadas.


Tenha paciência


No começo da carreira realmente não é nada fácil conseguir um emprego sem ter experiência. Mas não vale desanimar! Com paciência e dedicação a vaga certa será encontrada. Aproveite este momento para se desenvolver e aprender, inclusive com as respostas negativas dos processos seletivos.


A verdade é que hoje em dia as empresas não buscam mais somente aquele candidato que tem a experiência exigida. É muito bem-vindo também quem consegue demonstrar comprometimento, vontade de crescer e responsabilidade.  Saiba mostrar seu talento e capacidade e vai ser mais simples conseguir um emprego sem ter experiência.


Nem sempre será fácil conseguir um emprego sem ter experiência, mas com as dicas que listamos aqui você vai conseguir se destacar no mercado de trabalho. Quer saber mais? Entre em contato com a nossa empresa.

  • País: Brasil
  • Duração: https://www.souemprego.com.br/assets/uploads/images/q0EbuR7ixW.jpg
Comentar

Desculpe, nenhum resultado encontrado.