Compartilhe 6 dicas para ser um estagiário notável no whatsapp

6 dicas para ser um estagiário notável

Blog

Estudantes precisam lidar com tempo para o trabalho, amigos, família e ainda devem se preocupar com o seu desenvolvimento acadêmico. Diante de todas essas atividades que ocupam a sua rotina, não é tão incomum que deixem de lado a importância crítica de se obter uma excelente experiência de estágio.


Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o agravante da economia instável, estamos passando por um momento onde é crucial que os estudantes busquem se qualificar profissionalmente e, para isso, o estágio é um primeiro passo que deve ser enxergado como prioridade — dado a sua importância como referência para se sair bem no mercado de trabalho.







Além disso, quando os candidatos a uma vaga importante possuem um estágio relevante em seu currículo, ele lhe dará uma vantagem bastante significativa durante o processo seletivo, por exemplo. As empresas entendem que o graduando, embora não possua uma experiência consolidada, possui conhecimentos técnicos que podem ser muito úteis.


Quer descobrir como ser valorizado durante o seu estágio? Então, continue sua leitura e confira as dicas que trouxemos para você oferecer as suas habilidades e conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico. Confira!


1. Procure um estágio


O melhor momento para iniciar na busca de um estágio é geralmente marcado pelos pelas últimas matérias do primeiro ano na faculdade. Dessa forma, o estudante poderá entender como funcionam as rotinas de trabalho, conciliando as suas atividades curriculares teóricas com a prática no exercício de sua função como estagiário.


Além disso, não é tão difícil encontrar oportunidades de trabalho sem experiência para essa classe de profissionais. Muitas organizações disponibilizam processos seletivos de modo a buscar aquele candidato que mais se encaixa no perfil buscado pela empresa. Assim, estar preparado para ingressar em um estágio já no início do seu curso é uma forma muito eficaz de dar um start em sua carreira.


2. Seja pontual


A pontualidade é um ponto fundamental para quem está começando em um novo emprego. Cumprir os seus horários com sem falhas e demonstrar responsabilidade com as suas atividades é uma maneira de demonstrar aos responsáveis pela empresa todo o seu comprometimento. Ademais, imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, na eminência de eventuais faltas e/ou atrasos, procure informar aos gestores com antecedência.


3. Demonstre proatividade


Não se prenda a realizar apenas as suas atribuições. Demonstrar interesse no trabalho e contribuir com melhorias é válido e muito bem vindo em qualquer setor de trabalho. Procure sugerir boas ideias que tenham clareza e o objetivo de melhorar as rotinas administrativas da empresa e utilize todo o conhecimento adquirido para empregar todos os pontos positivos.


O mercado está em constante evolução e com isso, inovar é imprescindível para se manter ativo e operante. Dessa forma, durante o período letivo, a faculdade se torna um ambiente muito favorável para adquirir o conhecimento técnico e prático de novas tendências e ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas em algum dos processos dentro da empresa.


4. Cuide da sua imagem


Ao compor o corpo efetivo de uma empresa, você não deve se limitar a ter uma conduta adequada apenas dentro do ambiente de trabalho. A representação de uma instituição envolve muito mais do que a utilização de um crachá, por exemplo. Mesmo fora das dependências da empresa, o estagiário, como membro da mesma, representa os valores pelos quais os seus superiores acreditam.


Portanto, é de grande importância que se tenha cuidado com os tipos de atitudes você toma nas redes sociais. Comentários postados, fotos exibidas na internet tem sido avaliadas cada vez mais e, essa conduta vem sendo levada em consideração na hora de contratar e ou de manter o emprego de alguém. Assim, é comumnos dias de hoje que empresas verifiquem as redes sociais dos candidatos antes de o escolher para iniciar um processo seletivo.


5. Invista em uma boa rede de contatos


Mesmo em uma experiência de estágio, ter uma referência no trabalho e manter um bom relacionamento com clientes e colegas de trabalho pode não ser somente um grande diferencial em sua carreira mas também um ótima maneira de criar uma rede de contatos. Nesse quesito, deixar o seu trabalho em evidência para todas essas pessoas pode se tornar uma excelente vitrine no mercado de trabalho.


6. Continue aprendendo


O estágio não é só um momento no qual o estudante poderá investir o seu talento. Essa é uma oportunidade de conhecer na prática o ambiente onde passará grande parte da vida, depois de formado. Por isso, é fundamental que o estudante aproveite o máximo possível do seu estágio, absorvendo os conhecimentos passados que serão úteis em sua futura carreira profissional.


Por isso se deve manter aberto a oportunidade de aprender para que possa se desenvolver e verificar como os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados no ambiente de trabalho. Dessa forma, além de tudo, é imprescindível que o seu estágio esteja sempre relacionado ao campo de trabalho que você pretende ingressar depois de concluir a sua jornada acadêmica.


Portanto, adquirir uma boa experiência em seu estágio e fazer de você um estagiário notável é o resultado dos seus esforços para estar cercado de mentores que poderão ajudar em muito na sua carreira profissional. Essa vivência é a chave para se obter uma carreira profissional consistente e produtiva.


O que achou das dicas que trouxemos pra te ajudar a se destacar durante o seu estágio? Deixe um comentário abaixo compartilhando com a gente a sua opinião sobre este assunto.