Compartilhe Aprenda a se comportar em uma entrevista de emprego agora mesmo! no whatsapp

Aprenda a se comportar em uma entrevista de emprego agora mesmo!

Blog


Existem momentos em nossa vida que são fundamentais. Ao procurarmos ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo trocar de emprego, vivenciamos um desses momentos marcantes. Recrutadores estão fazendo o seu trabalho que é de buscar o melhor perfil para sua empresa ao mesmo passo que o candidato busca se apresentar como o funcionário ideal.


Mas, o que determina quem é ou não merecedor de uma oportunidade? Sem dúvidas, a resposta para esta pergunta se resume na tão aguardada (ou temida) entrevista de emprego. Durante esse momento é criada a oportunidade de trocarem as informações mais importantes, no que concerne absorver tudo àquilo que se procura em um candidato a uma vaga de emprego.




Nesse sentido, é muito importante que ambas as partes estejam bem preparadas para obter os melhores resultados de uma seleção. Considerando a difícil missão de quem oferta e quem procura um emprego, preparamos este texto para te ajudar a se comportar da melhor forma possível e encontrar aquela vaga ideal que vai te ajudar a crescer e se desenvolver profissionalmente. Confira!


Examine a empresa que pretende se candidatar

Em primeiro lugar é fundamental que você pesquise sobre a empresa pela qual pretende trabalhar. Pergunte-se por que deseja fazer parte do time de colaboradores e quais são as suas expectativas em relação a isso. Busque o máximo de informação possível de modo que se prepare adequadamente ao mesmo tempo em que descobre se a instituição é onde você deseja realmente estar todos os dias.


Além disso, demonstrar conhecimento sobre a organização que você está participando de um processo seletivo é um ponto positivo e é visto com bons olhos pelos recrutadores. Afinal essa prática passa uma ideia de que você realmente quer a vaga em questão. Portanto, levante questões relevantes, considere todas as possibilidades e tenha convicção da sua escolha.


Esteja apresentável no dia da entrevista


Esse aspecto é muito importante. Cada empresa possui os seus critérios próprios para avaliar a postura de seus candidatos. Portanto, é fundamental se informar sobre as vestimentas requeridas no momento da entrevista de emprego. É padrão que algumas instituições adotem o estilo social ou ainda existem aquelas que se apresentam de maneira casual. Por isso, verifique com antecedência para estar de acordo com o ambiente que estiver inserido.


Além da vestimenta, o comportamento é um ponto avaliado pelos recrutadores. Esteja apresentável (penteado e barbeado) para passar um ar de seriedade e confiança, afinal, parecer desleixado é um ponto negativo. Durante a espera, procure se manter com uma postura adequada, por isso, evite estar relaxado demais ao se sentar, mascar chicletes ou fumar.

Seja gentil e educado com todos os colegas


Essa é uma regra básica de bons modos e costumes em qualquer lugar do mundo, no entanto, não é demais ressaltar que ser educado é muito importante, afinal, o candidato está em constantes avaliações por todo o tempo em que permanece na empresa para uma entrevista de emprego.


Demonstre todo o seu potencial


Esse é o momento certo em que você deverá usar toda a sua desenvoltura para se autopromover. Apresente as suas qualidades, casos de sucesso, destaque a sua atuação no mercado de trabalho sempre se referindo positivamente sobre todas as suas experiências profissionais anteriores. Seja cordial e evite falar coisas negativas de onde você já passou como empregado.

Seja proativo e comunicativo


O objetivo de uma entrevista de emprego é avaliar todos os aspectos do candidato em função da vaga pretendida. No entanto, esse momento é uma conversa que pode ter contornos produtivos e bastante descontraídos para ambas as partes, sempre respeitando o ambiente e os limites razoáveis. Faça perguntas sempre pertinentes que demonstram a sua atenção e interação com o seu entrevistador.


Controle a sua ansiedade


Saber esperar não é uma tarefa fácil. No entanto, é muito importante se manter tranquilo antes, durante e depois do processo seletivo. Geralmente os recrutadores têm pré-estabelecidos um prazo para retornar sobre a entrevista. Durante esse meio tempo, seja seguro de que fez o seu melhor e aguarde o resultado para saber se foi positivo ou não.


Procure relaxar e desenvolver a autoconfiança, pois a partir do momento que você entende que fez o seu melhor, você passa a ficar mais tranquilo e as chances de convocado para assumir o cargo aumentam significativamente.


Seja perseverante e resiliente


O que todos querem é uma resposta positiva. No entanto, nem sempre isso é possível, afinal, entre muitos candidatos, apenas um ou alguns são escolhidos para ocupar a vaga. Portanto, continue mantendo uma postura gentil e educada, ou seja, agradeça a oportunidade que lhe foi concedida e coloque-se à disposição para as próximas que venham a surgir, pois em algum momento a sua chance vai chegar.


Concluindo, uma entrevista de emprego é um momento muito esperado e fundamentalmente importante para todas as pessoas que pretendem conquistar uma vaga. Por isso, é imprescindível se preparar nesse momento, pois nunca sabemos quando vão surgir oportunidades como essa. Seguindo nossas dicas, você certamente estará apto para alcançar resultados melhores em sua vida profissional.